I Foro Regional de Jovens Lideres Rurais - Paraguai 2009

Com a participação de jovens rurais de Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, foi desenvolvido o “I Foro Regional Sul de Jovens lideres em Agricultura e Vida Rural” que foi realizado em Assunção, Paraguai nos dias 4 até 7 de agosto de 2009. 

As primeiras jornadas do Forum foram realizadas na Fazenda “Loma Linda”, em Caazapá, aonde se desenvolviram temas tais como conceptos de liderança e liderança efetiva; a liderança baseada em valores; estilos de liderança; e perfil integrado de confiança. O desenvolvimento dos temas foi feito pelo Ing. Hernán Chiriboga (Coordenador do Centro de Liderança em Agricultura do IICA) e pelo Dr. Juan Caliva (Especialista em liderança do mesmo Centro).



O grupo de jovens que participou no Forum fez o compromisso de criar e formar una rede de contatos ao nível regional para o intercambio de informação e experiências. Por Paraguai participaram jovens das Regionais Caaguazú, Concepción, San Pedro, Paraguarí, Ñeembucú, Canindeyú, Esteban Martínez, Misiones, e Itapuá e também membros da ARJP. Por Argentina estiveram jovens do Ateneo SRA e do Ateneo de Corrientes. Por Uruguai participaram jovens da ARJU. E por Bolívia assistiram jovens representando a FEGASACRUZ y CONGABOL.Durante o foro, ta,bem foi realizada uma saída para o estabelecimento da fazenda “Katuete” do grupo “Las Talas”, aonde os participantes do Forum observaram os trabalhos em agricultura e pecuária que vem desenvolvindo esta empresa.

Os diretivos dessa empresa compartiram com os jovens os critérios que maneja o projeto para ir integrando aos jovens ás atividades laborais.
 A última jornada do Forum foi realizado em Assunção, e disertaram o Dr. Juan N. Núñez, Presidente da ARP, o Lic. Daniel Pelegrina, Diretivo da Sociedade Rural Argentina, e o deputado Sebastián Acha, que compartiram suas experiências como líderes civis.